REVIEW 01: Quais softwares eu recomendo para escritórios que querem adotar o BIM?
- William Formigoni
- 26 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2024
A escolha de software para trabalhar em engenharia e principalmente com BIM é um passo fundamental para qualquer escritório. Isso influenciará seus processos, as pessoas, custos e principalmente resultados.
Farei uma série de artigos com algumas reviews de experiência própria e que tivemos na DRCPro sobre as ferramentas para o universo BIM, com foco voltado especificamente para escritórios iniciando a adoção do BIM. É importante deixar claro que essa é uma Review de cunho pessoal com minha opinião real, então haverá sim menção a ferramentas de forma específica indicando o porquê recomendo, inclusive como viabilizamos a implementação de algumas delas, então o viés é pelo que funcionou para nós no Grupo DRC.
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Já quero iniciar o primeiro artigo com uma frase bem direta: os softwares a serem recomendados precisam ter custo razoável frente ao que será EXTRAÍDO dele. NÃO IMPORTA a capacidade do software, foque no que você extrairá.
Vamos delimitar o cenário: escritórios de desenvolvimento de projetos complementares que querem incluir o BIM em suas rotinas.
Aqui estarei assumindo que o leitor possui um conhecimento no mínimo básico de BIM e tem alguma noção do que busca em cada software. A newsletter Bim 360 - Gestão e Processos mantida pelo Rafael Evangelista ensina os aspectos básicos e avançados de processos necessários para o BIM funcionar e conta a história da implementação em uma incorporadora.
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Os softwares para a área BIM possuem muita sobreposição de funções e capacidades, com cada um sendo melhor num aspecto e isso faz a escolha dos melhores ser um processo confuso e demorado.
Abaixo a "roseta do BIM" que mostra de forma resumida algumas dessas capacidades, porém focando nos principais usos de cada software, já que vários ali fazem coisas em comum:

O primeiro tipo de ferramenta para a review será Work OS e ambiente de nuvem.
Softwares: Monday e Google Drive.
Se você vai trabalhar em BIM você precisa gerenciar, controlar, verificar e organizar a informação do seu projeto. Até mesmo se não for usar BIM. Ter total controle sobre seus dados e informações vai permitir que sua empresa não fique presa a capacidade das ferramentas mas possa extrair o máximo de cada uma e integrar os benefícios de todas elas.
Informações em BIM são muito além do modelo IFC em si. São MIDP, TIDP, BEP e várias outras siglas que representam documentos essenciais para que um desenvolvimento de projeto em BIM funcione.
O Monday é uma WorkOS, em outras palavras, “um sistema operacional de trabalho”. É uma plataforma em que você monta as rotinas de trabalho, os fluxos e estrutura os processos diretamente sobre os dados, sem etapas intermediárias. É o tipo de ferramenta que segue o conceito WYSIWYG (What You See Is What You Get), em tradução livre, “o que você vê é o que você obtém”. Isso permite que sobre os dados que servem as fluxos de trabalho e aos processos, seja extraído também indicadores e métricas, tornando sua empresa capaz de produzir BI interno de qualquer operação.
Frente aos concorrentes possui o melhor custo benefício, pois entrega muito, é fácil, aberto e a curva de aprendizagem é pequena, porém pode ser explorado muito a fundo.
É uma ferramenta muito poderosa para usuários avançados e simples o suficiente para iniciantes.
No nosso caso, TODO NOSSO CDE de projetos é no Monday. Tudo: GED, BCF, Sistema de gestão de qualidade, tarefas, cronogramas, escopos e todos os demais departamentos do Grupo DRC.

Agora quero dar ênfase nisso, quando eu disse Nosso CDE é porque montamos no Monday todas as etapas necessárias para integrar processos e informações de gestão e desenvolvimento de projetos dentro do Monday. Inclusive incorporar informação que são produzidas em CDEs de terceiros.
Todos os componentes do CDE que o PR 1015 descreve, nós temos eles com o Monday sendo o pivô, mesmo que alguma parte (GED no Google Drive), seja apenas integrada ao Monday.
Uma grande parte desse CDE foi construído durante alguns anos e sem dúvidas foi uma das melhores trilhas que a DRCPro já esteve, que é organizar a empresa inteira sobre a mesma base.
A ferramenta WorkOS que você escolher irá moldar boa parte do trabalho na sua empresa então escolha com sabedoria.
Existem outras como Notion por exemplo que entregam bastante, mas hoje o Monday ainda está no topo.
O marketplace de apps, gratuitos e pagos, é grande e robusto, com muitos complementos úteis.
Por fim: Monday. Vou por o link no comentário para você acessar, se eu por aqui o LinkedIn prejudica o artigo.
Já no âmbito de ambiente de nuvem, recomendo o Google Drive. Entrega muito, robusto, custo não muito alto. Permite integrar seu Monday nele, com Calendário, Drive e Gmail gratuitamente.
As APIs são todas grátis e fáceis de encontrar integradores que manipulam elas.
O espaço é suficientemente grande para você achar que é infinito. Acredite, você não irá utilizar todo o espaço, mesmo se hospedar todos os projetos no seu próprio Drive.
A gestão de usuários e compartilhamento possui granularidade para gerenciar acessos de forma hierárquica e precisa.
Com essas duas ferramentas um escritório novo começará com certeza de forma bem robusta a estruturar seus processos e fluxos de trabalho.
Para empresas que desejam extrair o máximo de cada, é necessário integrar além do básico e partir para uso de API.
Na DRCPro toda as integrações são feitas com o suporte da MakeDrive que é uma empresa focada em soluções de tecnologia especificamente para a construção civil, em projetos e obras. A MakeDrive fornece a expertise de tecnologia e processos necessários para implementar as ferramentas.
Espero que o Review dessas duas ferramentas abram a mente dos leitores para as possibilidades que elas trazem e os benefícios direto da sua adoção na gestão e desenvolvimento de projetos.
Nos próximos artigos vou fazer a review de softwares de modelagem e gestão, de todas as áreas que usamos, como arquitetura, estrutura, instalações, clashes, IDS e mais.
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