top of page
BLOG BIM 360° NEWSLETTER.png

REVIEW 02 parte 3 - Visualizador IFC - [Quais softwares eu recomendo para escritórios que querem adotar o BIM] - é necessário mais que apenas visualizar

  • Foto do escritor: William Formigoni
    William Formigoni
  • 23 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Você possui um portfólio de projetos BIM executados? Você disponibiliza esses modelos 3D para seus clientes verem? Se não, saiba que existem visualizadores que permitem isso.

Nessa última Review de visualizadores vou abordar os seguintes tópicos restantes:


  1. Permitir integrar o visualizador onde for necessário - seu portal, site, CDE próprio

  2. API aberta


Para quem não leu os demais artigos da serie, os links estão aqui: Review 01, Review 02.

Essa será a última parte da review sobre os visualizadores IFC.

Novamente a ideia aqui é trazer minhas experiências pessoais e que passei na DRCPro Engenharia e como usamos essas tecnologias.

Nos próximos artigos de review, vou abordar softwares para Estrutura, Instalações e Arquitetura! Assine e não perca.

1 - Permitir integrar o visualizador onde for necessário - seu portal, site, CDE próprio

Um visualizador utiliza um motor gráfico que as empresas disponibilizam “na ponta”, ou seja, depois que o modelo é processado, a empresa do software te fornece os dados e o seu navegador que renderiza tudo.

Isso abre muitas possibilidades já que nos permite integrar essa visualização onde precisarmos, como site, portais e nos nossos próprios CDEs.

O Trimble connect e usBIM.viewer ambos permitem fazer essa incorporação, e no caso de ser num CDE, me agrada mais a tecnologia da Acca por permitir bloqueio por senha.

No caso do visualizador Trimble Connect, ele tende a ser um pouco mais amigável para mexer em minha opinião, tendo uma curva de aprendizagem menor para quem for mexer nele pela primeira vez, o que pode ser bom se você compartilhar com um cliente que não tem muita prática.

Ainda que o bloqueio por senha seja algo útil, a solução do Trimble Connect tem algo que permite ir muito mais além, que é API aberta. Isso é sem dúvida um grande diferencial para usuários avançados como nós.

Compartilhamento do Trimble Connect
Compartilhamento do Trimble Connect
Compartilhamento do usbimViewer que acho melhor por poder permitir senha
Compartilhamento do usbimViewer que acho melhor por poder permitir senha

2 - API aberta

A API do Trimble Connect segue o padrão estabelecido pela Buildingsmart de OpenCDE, então fica mais fácil de entender e usar as integrações.

Além disso ela permite a integração do visualizador e manipular modelos e diretórios de um projeto. Acredito que a aderência da API à especificação do OpenCDE esteja próxima de 100%.

Para nós, ter na metodologia BIM tecnologias com conectividade plena e aberta através de API é fundamental em qualquer fluxo de trabalho. Afinal, o BIM é sobre informação e informação presa não ajuda ninguém.

Essa abertura permite-nos integrar visualização, tarefas, tópicos BCF, arquivos, diretórios e usuários em qualquer WorkOS, atingindo a condição plena de CDE dentro de uma organização, indo muito além de um CDE que esteja restrito apenas à equipe de desenvolvimento de projetos.


Comentarios


bottom of page