Psets e Atributos. Alguém já te contou as diferenças?
- William Formigoni
- 7 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Você sabe o que são PropertySets e Atributos? Você os usa em seus projetos?
As property sets sao conjuntos de propriedades.
Todo objeto pode possuir ou não property sets. Ao mesmo tempo, objetos de mesmo classe sempre possuirão os exatos mesmos atributos. Os atributos são iguais para todos os objetos de uma classe enquanto as property sets são opcionais.
Exemplo: num projeto, todas as instâncias da classe IfcWall terão os mesmos atributos, independente do valor neles, mas a estrutura será igual. Ainda no mesmo projeto você pode ter diferentes IfcWall com diferentes PropertySets.
Os atributos são iguais na mesma classe pois eles herdam a estrutura básica da Classe do Ifc.
As property sets são utilizadas para exibir conjuntos de propriedades para agregar informações nos objetos. Como o BIM é a modelagem da informação de edificações, as property sets desempenham um papel fundamental para que de fato haja informação no modelo além dos atributos básicos de classes.
As property sets junto com os atributos são o que fazem modelos IFC ir além da simples geometria. Se não houvessem property sets e atributos o BIM não teria meios de funcionar, pois é através deles que a informação é modelada. Tenha em mente que BIM é muito mais que ver a geometria, a geometria nunca foi e nunca será o dilema.
A especificação do IFC trás consigo diversas property sets padronizadas para cada classe e você pode identificar elas sempre pelo prefixo “Pset_”.

As property sets padronizadas buscam criar conjuntos de propriedades usuais que se aplicam na maioria dos casos.
Ainda que existam diversas property sets padrões, o usuário pode criar as suas próprias personalizadas e continuar se mantendo dentro da especificação.
Nós por exemplo usamos o Bonsai ou os próprios softwares de modelagem para criação das nossas próprias. É possível também automatizar a criação de PSETS baseado em alguma regra lógica, que é um uso muito comum para atender a requisitos de informações de clientes. Esse processo costumamos fazer com programas próprios que automatizam a tarefa.
Para criar suas próprias property sets o usuário NÃO DEVE utilizar o prefixo “Pset_”. Esse prefixo é de uso exclusivo dentro do IFC dos PSETS padrões da especificação. Se usar está errado.
A nomenclatura dos PSETS personalizados tem por boa prática seguir o padrão CamelCase.
É comum softwares exportarem modelos IFC com PSETS personalizados, porém, também é comum que esses PSETS personalizados não sigam o corretamente a regra de nomenclatura do IFC, confundindo usuários sobre se um Pset é padrão do IFC ou se é personalizado.
É importante essa distinção pois num fluxo de projeto OpenBIM, a correta utilização da especificação é fundamental para que os requisitos de informações do projeto sejam solicitados e atendidos com mais facilidade. Não seguir a especificação não torna impossível atingir o resultado esperado mas torna mais difícil e mais trabalhoso.
Alguns escritórios atribuem à tarefa de adicionar PSETS aos objetos como um custo extra na elaboração e cobram por isso. Esse fato acontece sobre uma linha tênue:
O que seria justo ou não ser cobrado caso fosse solicitado apenas PSETS padrões da especificação e que no caso não seriam personalizados?
Seria equivalente a solicitar um projeto de arquitetura com tags personalizadas para indicação de caixilhos por exemplo? É um bom tema para debate Rafael Evangelista.
Antes de tentar utilizar todos os Psets possíveis, tenha em mente que cada um deles tem uma finalidade específica, por exemplo, o Pset_WallCommon trás propriedades comuns de paredes, então ele vai ser bem mais usado que o Pset_MaintenanceStrategy, que trará a estratégia de manutenção dos elementos.

Há ainda os Property Sets com o prefixo "Qto_", por exemplo o Qto_WallBaseQuantities. Eles são usados para exibir os quantitativos de um elemento. Normalmente todas as quantidades de um elemento podem ser exibidas através deste Pset, sem a necessidade de criação de um Pset personalizado.

Quais usos vocês tem no seus escritório com Psets padrões ou personalizados?
Comments